segunda-feira, 17 de junho de 2013

Black Power de Verdade!

Muita gente faz confusão no que diz respeito ao estilo de vida Black Power. Não basta arrepiar o cabelo e sair na rua gritando a música do Gabriel O Pensador, Racismo é Burrice. Não. Ser black power é entender a importância desse povo na formação histórica e cultural do mundo. É deixar o preconceito de lado, não aceitar as "piadinhas" disfarçadas... é andar de cabeça erguida na rua, sem medo de ser feliz!
Muita gente diz que não é racista, mas provam o contrário. Vou te contar uma história.

Na escola onde eu estudava, todos os anos comemorava-se o Dia da Consciência Negra. O ano era 2010. Eu era do 3º ano do Ensino Médio, mas estava em um projeto com os alunos do 2º ano. Fomos conhecer a Comunidade Quilombola Mesquita, situada na Cidade Ocidental, em Goiás para apresentar na nossa escola as experiências obtidas. Sendo assim, deduz-se que eram negros em sua maioria, apesar de que haviam algumas crianças brancas que estudavam na escola de lá. Fomos duas vezes. Foi maravilhoso para mim, Surreal!

Estávamos na Feira de Ciências e Consciência Negra daquela escola, maravilhados com todo aquele ambiente: As personalidades que eram homenageadas, eram pessoas de lá mesmo: A parteira, o fazedor de doce de marmelo, a senhora, bisneta de escravos que fazia farinha...As crianças daquela escola nutriam muita admiração e respeito, e tinham muito orgulho em suas carinhas. Teve desfile, e muitas coisas legais! Nós ficamos maravilhados. E de repente aconteceu...

Eu e mais dois colegas estávamos conversando. Um era negro, e o outro, branco, a quem vou apelidar de Marcos*. Este falou ao negro: "__ Olha aquela pretinha ali vai ser sua mulher!" Daí o negro disse: "__ Sai fora mané! Negro não quer casar com mulher negra não. Vou me casar é com uma mulher branca!" Fiquei estarrecida. Em seguida, outro acontecimento lastimável: Uma moça lá da comunidade interessou-se por Marcos, achou ele muito bonito. Pediu para uma colega dela ir até nós, para pegar o telefone dele. Ela se aproximou, e pediu o número educadamente. Marcos pegou o celular, olhou na agenda, e deu o número errado para a menina. Quando ela se afastou, Marcos começou a xingá-la.

Se a sociedade fosse boa, nem precisaríamos nos manifestar pedindo respeito aos negros, nem haveria a Lei Caó (L. 7.716/1989), muito menos o espanto em saber que o Presidente do STF é negro. O respeito estaria implícito! Mas insistem em contar pra você a história incompleta:

Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa

* No Brasil, a abolição da escravatura deu-se por pura pressão. A Inglaterra estava no auge da Revolução Industrial, e estava faminta por potenciais consumidores. Por isso libertaram os escravos!

* Já em liberdade, muitos dos escravos voltaram para as casas de seus senhores. A maioria não conseguiu trabalho, por conta de um incentivo do governo: O branqueamento da população brasileira.
Com os escravos libertos, constatou-se que 55% da população do país era negra. O Brasil não queria ser visto assim, daí, facilitou a vinda de estrangeiros para o país, ofertando empregos a eles e todo o tipo de subsídio. Os negros então, ficaram à margem da sociedade... E estão assim até hoje!!!

Pura hipocrisia!

É engraçado umas frases que ouço por aí: "__ Fulano, você tem que aceitar que você é negro!" Nunca vi ninguém dizer: "__ Fulano, você tem que aceitar que você é branco!" Também nunca vi ninguém dizer a uma moça branca que ela deve enrolar os cabelos. Mas já presenciei dizerem a uma negra: "__ Alise os cabelos!"

Ser Black Power de Verdade é saber que infelizmente haverá uma luta diária para conquistar nosso espaço, pois sempre haverá alguém para torcer o nariz para a gente, sub julgar, desconfiar, subestimar, e por aí vai! Desejo à todos vocês, FORÇA e Proteção de Deus.  Estou aqui para o que precisarem! Somos todos irmãos!!!

Beijos, e até a próxima!
Nátally Nayutta Martins de Souza



8 comentários:

  1. Oi, Nátally ! Gostei do seu relato. É muito fácil dizer que não existe racismo no Brasil, quando a pessoa não é negra e não precisa enfrentar um multidão de olhares preconceituosos e piadinhas toda vez que sai de casa. Na minha infância, eu mesmo já enfrentei muitas situações parecidas como a do "o menino que não quer casar com negra" e até mesmo já escutei do coleguinha "você é a mais feia da classe porque você é preta" (eu tinha uns 6 anos). O racismo está implícito na história e na sociedade, e é esse racismo disfarçado o que mais machuca.

    também escrevi um texto sobre minha transição de cabelo, se você puder, vou adorar a sua visita!
    http://camalleoas.blogspot.com.br/2013/03/escravatura-do-eu.html

    beijos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, que bom que gostou!!! Fiquei muito feliz com a sua visita ao meu recém nascido blog, que está em construção... Tem gente que tem o estilo Black Power, mas não têm atitude black! É uma baita confusão. Tem gente que admira garotos e garotas crespas por causa do estilo, mas torcem a cara para uma mulher negra, da favela que sustenta a casa!

      Ju, sou morena clara, mas de cabelos crespos com orgulho! meu pai é negro, e eu me considero negra. Já sofri preconceitos também. Mas parece que algumas pessoas têm um "melaninômetro". "Quanto mais escura a cor de pele, mais pesadas são as piadas e preconceitos!

      Sinceramente, ofereço à você todo o apoio que precisar nessa causa, e com certeza serei leitora de seu blog!

      Seja muito bem vinda!!! :D

      Beijos, Nátally.

      Excluir
  2. Oi Natally,ótimo texto!!
    Dê uma olhada nesse link abaixo, é um discurso racista em 1985,seguido de um plano para reduzir a população negra.
    Achei inacreditável o tamanho da maldade de um homem.
    Esquecem que provavelmente as pessoas eram negras nos tempos passados,já que não há ganho de melanina.
    Já passei por preconceitos aqui onde moro( cidade onde 80% da população é negra)!
    E a maioria dos homens negros (que conheço),preferem mulheres brancas.
    No discurso racista de Botha,ele fala o seguinte : "Os registos mostram o homem preto morre para ir para a cama com uma mulher branca, está aqui uma oportunidade original (sublinhado meu)."
    Aqui está o link :
    http://angoni.blogspot.com.br/2010/05/discurso-de-botha-1985.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atina, seja bem vinda ao meu espaço!

      Sim, é muito triste todos esses relatos... O preconceito está em toda a parte. Antigamente, acreditava-se até que o negro não possuía alma. Dá para acreditar? O que me deixa mais triste ainda é saber que algumas pessoas negras se auto discriminam! Agora uma pergunta que faço: "__ Qual seria a graça se fôssemos todos iguais?"

      O Brasil é o país de maior população negra fora da África, e simplesmente, não cabe preconceito contra esse povo lindo!

      Obrigada pelo seu comentário, e vou sim dar uma olhada no link que me mandou!
      Beijos ;*

      Excluir
  3. Natally, I absolutely love your psychology and am curious to understand how you have managed to navigate the complex world of race and racism in Brazil to produce a such a brilliant and insightful perspective.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Welcome to my space! I started thinking about the ridiculous way in which racism takes over Brazil, when I did an article for college. I was remembering all the dirty jokes that I heard, and researching to make this article. I thought: Wow, how this country is biased! And it looks almost entirely consists of mulatto and black people!! I will discuss yet another opportunity on the subject! Feel always will! Kisses, natally.

      Excluir